top of page

Procedimentos Realizados

Cirurgias Bariátricas;
Cirurgias do Aparelho Digestivo;
Cirurgias em Geral;

Procedimentos: Artigos e orientações
vesicula-biliar.jpg

Cirurgia de Vesícula Biliar

Uma vez que a vesícula biliar formou cálculos, e estes cálculos já estão causando dor, a vesícula deve ser removida cirurgicamente. Cirurgia relativamente simples, com baixo índice de complicações e que pode ser realizada por videolaparoscopia. Caso haja inflamação da vesícula, a situação  torna-se um pouco mais complicada, assim como a cirurgia. De qualquer forma, deve ser operado, neste caso, com urgência.

Modelo 04 Alles (21).png

Endoscopia

A endoscopia digestiva alta é um exame no qual um fino tubo, chamado endoscópio, é introduzido através da boca até ao estômago para permitir observar as paredes de órgãos como o esôfago, o estômago e o início do intestino. 
Exame muito utilizado para tentar identificar uma causa para algum desconforto abdominal, com sintomas como dor, náusea, vômitos, queimação, refluxo ou dificuldade para engolir.
Algumas das doenças que podem ser identificadas através da endoscopia:
•    Gastrite;
•    Úlcera gástrica ou duodenal;
•    Varizes esofágicas;
•    Pólipos;
•    Hérnia de hiato e refluxo.
Além disso, durante a endoscopia também é possível fazer uma biópsia, na qual pequenos fragmentos do órgão são retirados e encaminhamos para análise em laboratório, auxiliando no diagnóstico de problemas mais graves como infecção ou câncer.

Modelo 04 Alles (26).png

Hérnias Abdominais

A cirurgia de hérnia abdominal pode ser aberta ou laparoscópica. A segunda opção é menos invasiva. Nela, são feitas pequenas incisões para a introdução dos instrumentos e realização do procedimento. A operação é mais rápida, assim como a recuperação do paciente, que tende a receber alta hospitalar em pouco tempo. Outras vantagens são a cicatrização em menor tempo, menor dor local e menor risco de complicações, como infecção.
Independentemente da técnica utilizada, durante a cirurgia, a hérnia é empurrada novamente para dentro do abdômen e o orifício é posteriormente fechado. Em seguida, o cirurgião reforça a parede abdominal com um material biologicamente inerte e resistente, que não oferece riscos de rejeição ou alergia.

Modelo 04 Alles (24).png

Cirurgia Bariárica - Bypass

O Bypass Gástrico ou Gastroplastia com Derivação Intestinal é uma das técnicas da cirurgia Bariátrica, com ênfase em pacientes obesos e portadores de doenças metabólicas, que consiste em construir um novo pequeno reservatório gástrico e costurar este reservatório com o intestino mais abaixo, cerca de 1 metro mais curto. 
Desta maneira, a quantidade de alimentos ingeridos é menor. Além de aumentar o nível de hormônios que dão sensação de saciedade e diminuem a fome. A principal vantagem é a perda de peso adequada e duradoura em quase todos os pacientes que mantém mudança de hábito alimentar e práticas de atividades físicas regulares.

sem-ttulo-1.png

Cirurgia Bariátrica - Sleeve

A Gastroplastia Sleeve por Videolaparoscopia é um tipo restritivo de cirurgia bariátrica que utiliza um stapler (grampeador) para retirar a grande curvatura, envolvendo parte do corpo e o fundo gástrico do estômago.
Neste método, o estômago é transformado em um tubo que possui entre 80 a 100 ml de volume. E o paciente deixa de produzir a substância grelina, responsável pela estimulação do apetite.
Dessa forma, a perda de peso da cirurgia Bariátrica Sleeve pode chegar a ser tão eficaz quanto no Bypass Gástrico.

milani (7).png

Retirada do Apêndice

A cirurgia de apendicite pode ser realizada de duas formas: a primeira é feita com uma pequena incisão de cerca de cinco centímetros no lado direito do abdômen, logo acima do apêndice, para a sua remoção. Normalmente, nesse tipo, o paciente pode ficar com uma cicatriz na barriga.
Já a segunda é feita através de laparoscopia, ou seja, o cirurgião faz três pequenos orifícios no abdômen, insere uma câmera para a visualização do procedimento e remove o apêndice. Esse método é menos invasivo que o tradicional e normalmente tem um tempo de recuperação menor.

Modelo 04 Alles (25).png

Colonoscopia

A colonoscopia é o exame que serve para examinar o intestino por dentro, através da visualização direta. É realizada por meio da introdução do colonoscópio, através do canal retal e progredido até o final do intestino delgado e começo do intestino grosso. O objetivo é encontrar lesões para diagnosticar algumas patologias, entre elas lesões neoplasias, patologias inflamatórias, entre outras.

milani (8).png

Trauma 

É muito comum que o profissional tenha que atuar sob pressão, de maneira emergencial e correndo contra o tempo. A partir da entrada de um paciente com trauma grave ou ameaçador de vida.
Nesse momento, são realizados exames, com foco nos de imagem, para que haja um reconhecimento da situação. A partir disso, cabe ao profissional identificar os pontos de atenção e planejar a melhor conduta cirúrgica para o caso.

milani (9).png

Gastrectomia Oncológica

A cirurgia é parte do tratamento para diversos estágios do câncer de estômago, sempre que puder ser realizada. Se um paciente se encontra em estágio 0, I, II ou III e com condições físicas suficientes, a cirurgia, muitas vezes, junto com outros tratamentos, oferece a única chance real de cura.  
A cirurgia pode ser realizada para retirar o tumor e parte ou a totalidade do estômago e alguns linfonodos próximos, dependendo do caso.
Mesmo quando o câncer está em estágio avançado para ser completamente removido, a cirurgia é indicada pois previne, por exemplo, hemorragias do tumor ou a obstrução do estômago pelo crescimento do tumor.

©2021 por Cirurgião Bariátrico Gustavo Duré.

bottom of page