top of page
Buscar

Violência doméstica e Constipação Intestinal

  • Foto do escritor: Gustavo Duré
    Gustavo Duré
  • 24 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de mai. de 2021

Em 1996, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a violência doméstica como grave problema de saúde pública. Desde lá, diversos países vem trabalhando no combate desta mazela. Em 2014, em seu Relatório Mundial sobre Prevenção à Violência, a OMS reconheceu que as consequências da violência não são somente imediatas, como morte e mutilação, mas que se estendem a longo prazo, repercutindo de diversos modos sobre a saúde das vítimas.

Um estudo recente de revisão (link do estudo abaixo) feito na cidade vizinha a nossa, Santa Maria, conclui que existe relação entre Violência Doméstica e Constipação Intestinal Funcional. Além disso, inúmeros outros estudos relacionam mesmo tipo de mazela social com doenças funcionais do aparelho digestivo: Síndrome do Intestino Irritável, Dispepsia Funcional, Dor Abdominal funcional e Constipação Intestinal Funcional. Outro estudo publicado no Jornal de Gastroenterologia Infantil conclui que situações estressantes (incluindo abuso sexual) é significativamente maior em crianças com disfunções evacuatórias.

A constipação intestinal é uma queixa muito comum no consultório. Estima-se que de 15 a 27 % da população mundial adulta sofra com isso, desses, 33% tem mais de 60 anos e, assim como a Violência Doméstica, a maioria são mulheres. Ademais é apontada como a queixa mais frequente naqueles que buscam atendimento por distúrbios do Aparelho Digestivo.

Existem diversas causas para Constipação Intestinal, e somente algumas delas são diagnosticadas como Funcionais. As outras causas incluem: Alteração de hábitos alimentares (como mudança da rotina, viagens, mudança de horário), não ingestão suficiente de água, sedentarismo, uso de alguns tipos de medicamentos, gravidez, hipotireoidismo, entre outros menos frequentes.

Os indivíduos acometidos por constipação intestinal tem sua qualidade de vida prejudicada e alto grau de insatisfação com os tratamentos realizados. No entanto, o indivíduo diagnosticado com Constipação Intestinal Funcional não tem rotineiramente seu histórico sobre violência doméstica indagado.

Trazendo à tona o tema mais atual, o COVID-19, um estudo espanhol e um estudo brasileiro trazem, de forma potencializada, alguns indicadores preocupantes acerca da Violência Doméstica contra a mulher. O isolamento social imposto pela pandemia parece aumentar a Violência Doméstica e tem como causa o estresse econômico, a forçada coexistência e os temores acerca do coronavírus.

Sobre a doença de Constipação Intestinal, seu diagnóstico e tratamento, tenho outro post que fala só sobre esta doença.


Por enquanto é isso.

Abraço


 
 
 
Post: Blog2_Post

©2021 por Cirurgião Bariátrico Gustavo Duré.

bottom of page